atrinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
(Essa fase ocorreu dentro do jardim do édem, em um período de menos de 130 anos).
2º Fase
2- Após o pecado, Deus acresceu alguns alimentos a dieta humana. Permitiu Deus o consumo de carne?
Gênesis 3:18
V 18 - Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
Ao deixar o Éden para ganhar a subsistência lavrando a terra sob a maldição do pecado, o homem recebeu também permissão para comer a "erva do campo". (CRA 81).
(Essa fase ocorreu fora do jardim do édem, e durou até o dilúvio).
3º Fase (Permissão temporária para uso da carne após o dilúvio, com restrições).
3- Por que Deus permitiu que o homem comesse carne após o dilúvio?
Gênesis 9:2-4
V 2- E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.
V 3- Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.
V 4- A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
O regime indicado ao homem no princípio, não compreendia alimento animal. Não foi senão depois do dilúvio, quando tudo quanto era verde na Terra havia sido destruído, que o homem recebeu permissão para comer carne. (CRA 374).
E permitiu Ele que aquela raça de gente longeva comesse alimento animal, a fim de abreviar sua vida pecaminosa. Logo após o dilúvio o gênero humano começou a decrescer rapidamente em tamanho, e na extensão dos anos. Spiritual Gifts, vol. 4, págs. 121 e 122. (CRA 374).
4- Quais foram às restrições impostas por Deus, ao autorizar o consumo de carne nesta fase?
Levítico 19:26 (Sangue)
V 26-Não comereis coisa alguma com o sangue; não agourareis nem adivinhareis.
Deuteronômio 12:16
V 16 - Tão-somente o sangue não comereis; sobre a terra o derramareis como água.
Levítico 17:10, 12-14.
V 10-E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo.
V 12- Portanto tenho dito aos filhos de Israel: Nenhum dentre vós comerá sangue, nem o estrangeiro, que peregrine entre vós, comerá sangue.
V 13 - Também qualquer homem dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que caçar animal ou ave que se come, derramará o seu sangue, e o cobrirá com pó;
V 14- Porquanto a vida de toda a carne é o seu sangue; por isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado.
Levítico 3:17 (gordura)
V 17- Estatuto perpétuo é pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura nem sangue algum comereis.
Levítico 7:22-27
V 22- Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
V 23- Fala aos filhos de Israel, dizendo: Nenhuma gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra comereis;
V 24- Porém pode-se usar da gordura de corpo morto, e da gordura do dilacerado por feras, para toda a obra, mas de nenhuma maneira a comereis;
V 25- Porque qualquer que comer a gordura do animal, do qual se oferecer ao SENHOR oferta queimada, a pessoa que a comer será extirpada do seu povo.
V 26- E nenhum sangue comereis em qualquer das vossas habitações, quer de aves quer de gado.
V 27- Toda a pessoa que comer algum sangue, aquela pessoa será extirpada do seu povo.
(O animal deveria ser pendurado pelas patas e degolado, para que o sangue escorresse para a terra).
5- Com base nesses textos. Podemos afirmar que comer carne com sangue é pecado?
1Samuel 14:31-34
V 31- Feriram, porém, aquele dia aos filisteus, desde Micmás até Aijalom, e o povo desfaleceu em extremo.
V 32- Então o povo se lançou ao despojo, e tomaram ovelhas, e vacas, e bezerros, e os degolaram no chão; e o povo os comeu com sangue.
V 33- E o anunciaram a Saul, dizendo: Eis que o povo peca contra o SENHOR, comendo com sangue. E disse: Aleivosamente procedestes; trazei-me aqui já uma grande pedra.
V 34 - Disse mais Saul: Dispersai-vos entre o povo, e dizei-lhes: Trazei-me cada um o seu boi, e cada um a sua ovelha, e degolai-os aqui, e comei, e não pequeis contra o SENHOR, comendo com sangue. Então todo o povo trouxe de noite, cada um pela sua mão, o seu boi, e os degolaram ali.
6- Atualmente da maneira que o gado é abatido, é permitido que seu sangue escorra?
Atos 15:28,29 (carne sufocada)
V 28- Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
V 29- Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais fazeis bem se vos guardardes. Bem vos vá.
(O peixe é exemplo de carne que é sufocada e seu sangue não é derramado).
Eclesiastes 9:12
V 12-Que também o homem não sabe o seu tempo; assim como os peixes que se pescam com a rede maligna...
(Essa fase começou no dilúvio, e se estende até a saída do povo de Israel de Egito).
4º Fase
7- Qual foi o alimento dado por Deus ao seu povo quando o tirou do Egito?
Êxodo 16:4
V 4- Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão do céu; e sairá o povo e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.
Êxodo 16:31
V 31- A casa de Israel deu-lhe o nome de maná. Era como semente de coentro; era branco, e tinha o sabor de bolos de mel.
8- Por que não lhes deu carne para comer?
(CRA pág. 375)
Em geral, o Senhor não proveu carne a Seu povo no deserto, porque sabia que esse regime suscitaria doença e insubordinação. A fim de modificar a disposição e levar as mais altas faculdades do espírito a exercício ativo, deles tirou a carne de animais mortos. Deu-lhes o pão dos anjos, maná do céu. Manuscrito 38, 1898.
9- Entretanto, por quê Deus mandou codornas ao povo?
Números 11:1-6 (murmuração dos Israelitas)
V 1- Depois o povo tornou-se queixoso, falando o que era mau aos ouvidos do Senhor; e quando o Senhor o ouviu, acendeu-se a sua ira; o fogo do Senhor irrompeu entre eles, e devorou as extremidades do arraial.
V 2- Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou.
V 3- Pelo que se chamou aquele lugar Tabera, porquanto o fogo do Senhor se acendera entre eles.
V 4- Ora, o vulgo que estava no meio deles veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel também tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?
V 5- Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça, e dos pepinos, dos melões, dos porros, das cebolas e dos alhos.
V 6- Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.
(O descontentamento continuou)
Foi unicamente devido a seu descontentamento e murmuração em torno das panelas de carne do Egito, que lhes foi concedido alimento cárneo, e isto apenas por pouco tempo. Seu uso trouxe doença e morte a milhares. Todavia a restrição a um regime sem carne não foi nunca aceita de coração. Continuou a ser causa de descontentamento e murmuração, franca ou secreta, e não ficou permanente. (CRA pág. 375).
(Deus manda codornizes Note o que ocorreu ao povo que comeu essa carne).
Números 11:18, 31-34.
V 18- E dirás ao povo: Santificai-vos para amanhã, e comereis carne; porquanto chorastes aos ouvidos do Senhor, dizendo: Quem nos dará carne a comer? Pois bem nos ia no Egito. Pelo que o Senhor vos dará carne, e comereis.
v 31- Soprou, então, um vento da parte do Senhor e, do lado do mar, trouxe codornizes que deixou cair junto ao arraial quase caminho de um dia de um e de outro lado, à roda do arraial, a cerca de dois côvados da terra.
V 32 - Então o povo, levantando-se, colheu as codornizes por todo aquele dia e toda aquela noite, e por todo o dia seguinte; o que colheu menos colheu dez hômeres. E as estenderam para si ao redor do arraial.
V 33- Quando a carne ainda estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, acendeu-se a ira do Senhor contra o povo, e feriu o Senhor ao povo com uma praga, mui grande.
V 34- Pelo que se chamou aquele lugar Quibrote-Hataavá, porquanto ali enterraram o povo que tivera o desejo.
(Essa fase durou 40 anos).
5º Fase (separação entre animais limpos e imundos).
Levítico 11
V 1- Falou o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
V 2- Dizei aos filhos de Israel: Estes são os animais que podereis comer dentre todos os animais que há sobre a terra:
V 3- dentre os animais, todo o que tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, o que rumina, esse podereis comer....
10- Por que Deus deu esta lei?
Atos 7:39
V 39- ao qual os nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram, e em seus corações voltaram ao Egito,
Oséias 8:13
V 13 - Amam o sacrifício; por isso, sacrificam, pois gostam de carne e a comem, mas o SENHOR não os aceita; agora, se lembrará da sua iniqüidade e lhes castigará o pecado: eles voltarão para o Egito.
(CRA 375) O resultado da desobediência.
Afastando-se do plano divinamente indicado para seu regime, sofreram os israelitas, grande prejuízo. Desejaram um regime cárneo, e colheram-lhe os resultados. Não atingiram ao divino ideal quanto ao seu caráter, nem cumpriram os desígnios de Deus. O Senhor "satisfez-lhes o desejo, mas fez definhar a sua alma". Sal. 106:15.
(Essa fase começa após a ocupação de canaã, e estendese até 1844).
6º Fase (Restauração)
Isaias 7:21, 22. (Um remanescente vegetariano predito).
V 21 - E sucederá naquele dia que um homem criará uma novilha e duas ovelhas.
V 22 - E acontecerá que por causa da abundância do leite que elas hão de dar, comerá manteiga; e manteiga e mel comerá todo aquele que restar no meio da terra.
CRA. 381
É para o bem deles próprios que o Senhor aconselha a igreja remanescente a rejeitar o uso de alimentos cárneos, chá, café e outros alimentos nocivos. Há quantidade de outras coisas de que nos podemos alimentar, as quais são benéficas e boas.
Isaias 22:12-14, 22.
V 12 - E o Senhor DEUS dos Exércitos chamou naquele dia para chorar e para prantear, e para raspar a cabeça, e cingir com o cilício.
V 13 - Porém eis aqui gozo e alegria, matam-se bois e degolam-se ovelhas, come-se carne, e bebe-se vinho, e diz-se: Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos.
V 14 - Mas o SENHOR dos Exércitos revelou-se aos meus ouvidos, dizendo: Certamente esta maldade não vos será expiada até que morrais, diz o Senhor DEUS dos Exércitos.
V 22 - E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá.
10- Quando o profeta escreve naquele dia á que tempo se refere?
Apocalipse 3:7, 8.
V 7 - E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
V 8 - Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Apocalipse 11:19
V 19 - E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.
Hebreus 9:4
V 4 - Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;
PE 42.
Esta porta não foi aberta até que a mediação de Jesus no lugar santo do santuário terminou em 1844. Então Jesus Se levantou e fechou a porta do lugar santo e abriu a porta que dá para o santíssimo, e passou para dentro do segundo véu, onde permanece agora junto da arca e onde agora chega a fé de Israel.
PE 32
Na arca estava a urna de ouro contendo o maná, a vara de Arão que florescera e as tábuas de pedra que se fechavam como um livro. Jesus abriu-as, e eu vi os Dez Mandamentos nelas escritos com o dedo de Deus. Numa das tábuas havia quatro mandamentos e na outra seis. Os quatros da primeira tábua eram mais brilhantes que os seis da outra.
11- O que simboliza o maná? Por que ele esta na arca nesse período?
CRA 96
Assim como Deus forneceu do Céu o maná para o sustento dos filhos de Israel, também dará ao Seu povo, em diferentes lugares, perícia e sabedoria para usarem os produtos desses países no preparo de alimentos que substituam a carne.
Apocalipse 3:14
V 14 - E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Atos 3:21
V
(Fases da alimentação do profeta Elias)
1º (Pão e carne) 1Reis 17:6
v 6 - E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
2º (Pão e azeite) 1Reis 17:9, 11.
V 13 - E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
V 14 - Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
3º (Pão e água) 1Reis 19:6
23- O que comeremos na nova terra?
Apocalipse 2:7, 17.
v7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
v17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
Apocalipse 22:1, 2.
v1 E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
v2 No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.
Ezequiel 47:12.
v12 E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto se
Isaias 65:25
25 O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR.
(Note, Deus restaurará a alimentação que tínhamos no édem).
1Coríntios 10:31
31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
Colaborador: Rafael Hirt |
Para enviar colaboração clique aqui |
Nenhum comentário:
Postar um comentário