quinta-feira, 9 de agosto de 2012

bençao do pai terreno - evang./ pr. marcos alavarce

                                         Benção  do pai é real

                                         por  evangelista /pastor marcos alavarce

                                    BENÇAO PATERNA

   Abra sua  blibia  em Genesis    27 : 34-36,40
 no nosso pais   falar  em bençao paterna ,é exercer aquele  ritual que muitas famílias   ainda  usam   e algumas  pedir a bênção do pai, da mãe, avós, tios, .  bonita  atitude e importante,   ma smuitos    exercem s em entender   o  poder  valor que existe nesta pratica . A bênção é dada por qualquer pessoa   até por quem vive de forma abominável ao Deus todo poderoso
 Jacó e Esaú sabiam do poder   existente  na bênção de seu pai.
 A bênção era algo tão poderosa, tão valiosa que Jacó e sua mãe se dispuseram a mentir ao pai e enganá-lo para obtê-la.
Esaú também reconhecia a bênção paternal sobre a vida do filho primogênito e a desejou ardentemente. Quando percebeu que ela havia sido roubada por seu irmão Jacó, Esaú chorou e clamou para que seu pai o abençoasse também. Ao final ficou tão irado que jurou vingança de morte contra seu irmão.
Quero hoje falar mais especificamente aos pais de nossa igreja e futuros pais. Dar a bênção aos filhos é algo muito sério. Veja o que aconteceu com Cam (pai de Canaã) em Gn 9:20-27. Segundo a maldição que seu pai lhe deu os descendentes de Cam se tornaram servos dos filhos de Sem.
A benção ou a maldição vinda dos pais, que são autoridades constituídas por Deus sobre os filhos tem um poder maior do que imaginamos.
Para que vocês possam compreender esta verdade analisaremos o verdadeiro significado da bênção paternal através da Bíblia.

                              Definição da palavra “bênção”
Abençoar no hebraico é traduzido por “baruch”. literalmente, prostrar-se diante de alguém. Quando uma pessoa ia pedir a bênção deveria prostrar-se diante daquele que daria a bênção. Entretanto a principal conotação espiritual dessa palavra é: autorizar para prosperar. Assim, abençoar alguém é dar autorização para que ela prospere. interessante  isso quando o pai abençoa seu filho, está autorizando que ele prospere.
Não estamos falando crscer  apenas no lado  financeiro  prosperar era entendido como ser bem-sucedido em todas as dimensões da vida. Ser bem sucedido vitorioso no casamento,  nas finanças, na saúde, relacionamento com os filhos,, no ministério, na profissão
Se ve abençoa   uam pessoa , não é paparicar. Não é uma geito de chamego, de respeito apenas – ter a bênção do pai e da mãe, implica em identidade. Ter a bênção é alicerce  firme , raiz , ter definição quanto ao que é e busca ser.
 Desejar a bênção do pai é reconhecer que o Deus ao qual o pai serve é verdadeiro.
No caso do pai por exemplo ser de  religioes que servem  deuses, espiritos maus, sua bênção, que para nós, entendemos como maldição, conduzirá o filho a  caminho  de  morte porque   diabo  conduz .

O TODO PODEROSO UNICO VERDADEIRO
DEUS  comissionou  os pais como agentes para nos abençoar, nos conduzir a uma identidade, nos orientar para que cresçamos com um destino certo  ao céu. porem centenas  de  pais sem saber estão transmitindo aos filhos maldição, não o fazem porque desejam o mal, mas por não conhecerem a verdade,   e passam aos  filhos  enganosos ensinos d e satanás.

                            ===================
  a  bençao do pai nao esta  presa   a um dia  tal mas pode  fazer parte de tal dia ”
  existe ritual judaico porque foi nesta cultura que Jesus foi formado e que os apóstolos foram ensinados .
Na cultura judaica, a cerimônia do Bar Mitzvah é realizada na idade dos treze anos de forma geral. Os pais decidem quando acham que os filhos estão prontos para esta cerimônia. Ela marca o ritual de passagem do(a) filho(a) de criança a puberdade, isto é, na verdade é a bênção dada pelos pais para que os filhos se tornem adultos,
A bênção não está ligada apenas com o momento em que o filho se prostra para receber a bênção, mas implica numa dedicação dos pais em conduzirem os filhos para aquele momento. Os pais deveriam educar os filhos para que estes se tornassem íntegros, retos, misericordiosos, adoradores de Jesus (  DEUS), obedientes aos mandamentos de Deus.
Dt 4:9 – Tão somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas cousas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e os farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos.

    UMA VIDA REGRADA  CERTA  DIGNA  DEVEM  VIVER  OS PAIS
, guardando todos os mandamentos de Deus, vivendo sem esquecer o passado de onde vieram e como Deus os libertará das mãos do Faraó. Vivendo o evangelho dado por Deus deveriam transmitir aos filhos tudo que viram e ouviram de Deus. A bênção está na transmissão dessas verdades durante a vida e culmina em fim neste dia especial, onde todos testemunham a bênção do pai sobre o filho ou filha.          
                     DIA ESPECIAL    DE   MUITA ALEGRIA
Para os filhos esta bênção é muito valiosa pois eles sabem, tem segurança de que a partir daquele instante eles são reconhecidos pela sociedade como adultos, responsáveis por suas decisões, se sentem totalmente libertos para seguirem seus destinos.
  Ha pessoas  que vivem presas   e  nao crescem , nao vao adiante porque nao receberam uma bençao dos pais  , outras  pessoas constroem famílias, seguem seus destinos sem terem a bênção dos pais e por isso vivem entre o passado e  futuro.  mas sempre se sentindo amarrados – falta à bênção que os liberem para seguirem seus destinos.

A cerimônia do enlace matrimonial  nos da a certeza de que somos casados, de que formamos uma nova família. A benção dos nossos pais nos dá a certeza de que crescemos e de que somos capazes de tomar decisões.
                           ======================








                   Pais  dever  intruir  filhos p/ ANDAREM na benção

Embora não seja meu interesse entrar hoje na questão da educação, não poderia deixar de falar algo a respeito de como preparar nossos filhos para receberem a bênção e seguirem seus destinos.
Para isso quero mostrar a vocês como Deus nos prepara paracaminharmos na bênção.
bênção, por outro lado à escolha errada te trará danos - que chamamos na Bíblia de maldição.
É assim que Deus nos ensina, vejamos outros textos: Dt 28:1-2, 15
Dt 30:19 – Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos á sua voz, e apegando-te a Ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.

O CRIADOR PERMITE O LIVRE ÁRBITRIO
. Deus nos dá liberdade de escolha, porem nossa escolha faz com que Deus nos dê a bênção ou a maldição. É assim que Deus nos ensina a viver. Você sempre tem duas alternativas, escolha uma delas e receberá o fruto de sua escolha. A escolha certa te trará ; Mt 6:33; Jo 15:6-7,10 - A bênção ou maldição depende de nós. Depende de como respondemos ao que Deus nos ordena.
Deus trata conosco pelo exercício da autoridade. Ele tem todo o poder e nos dá liberdade para decidirmos, entretanto nos abençoa quando decidimos certo e nos pune quando decidimos errado. Desta forma Deus está buscando nos ensinar a tomar decisões certas. O sofrimento neste sentido é o veiculo para nos alertar de que precisamos mudar de direção. Como Pai, Deus, nos corrige (Hb 12:5-7), isto não significa que perdemos a salvação, mas que necessitamos nos arrepender e voltar ao caminho certo. Qual a  estrada  certa  certo? Reconhecermos sua autoridade e praticarmos aquilo que Deus deseja de nós.
Às vezes sofremos mesmo quando tomamos decisões certas, mas estes sofrimentos não vêm de Deus e sim de pessoas que não conhecem a Deus e que acabam sendo usados pelo diabo para nos afrontar. Todo cristão consegue discernir de onde vêm estes ataques.

Por outro lado Satanás o inimigo de nossas almas está sempre tentando nos manipular. O diabo não nos dá livre arbítrio, ele tenta nos conduzir para realização de sua vontade.
Nós pais precisamos aprender com Deus que devemos exercer sobre nossos filhos o exercício da autoridade. Deveríamos começar a trabalhar desta forma com eles desde pequeninos. Sempre mostre ao filho o caminho A e o caminho B. Deixe-o decidir, mas faça-o sentir as conseqüências de suas decisões. Se decidir corretamente continuará tendo liberdade, se decidir de forma errada perderá sua liberdade. Por exemplo: li em um certo livro que um jovem sempre trancava a porta de seu quarto. Quando o pai ou mãe lhe pedia para abrir a porta para conversar; ele não obedecia, e muitas vezes aumentava o som que estava ouvindo em seu quarto para que os pais desistissem. (...) Um dia o pai tirou a porta de seu quarto. O filho por sua conduta errada perdeu o direito de ter a porta no quarto.

Dever ensinar nossos filhos que foram dados por DEUS  a respeitar a autoridade que Deus investiu em nós pais.
Temos que educá-los de forma que eles nos obedeçam e tomem decisões que honrem o nosso nome e desta forma o nome de Deus. As decisões tomadas corretamente trarão sobre eles privilégios, bênçãos e as decisões tomadas de forma errônea trarão punições, perda de privilégios. Desta forma estaremos transformando nossos filhos em homens e mulheres de caráter, de personalidade integra, reta.
Viva de forma que seus filhos se tornem bênção, de forma que aprendam a respeitar sua autoridade, sem cair na tentação de manipulá-los. Não tente negociar  comprar o amor de seu filho, nunca deixe de aplicar a correção, a disciplina, pois todo erro merece a disciplina. Lembre-se Deus sofreu em nosso lugar, mas não deixou de aplicar a disciplina. Abençoe seu filho(a) apenas sendo pai ou mãe.
                     Exerça com amor a autoridade que Deus investiu sobre você

Nenhum comentário:

Postar um comentário