sexta-feira, 12 de outubro de 2012

valor da mulher ministério - ensino biblico

A mulher do lar ENGANOSO  O CORAÇAO DA  MULHER  E DO HOMEM   (Jer.17:9; Rom 3:10-23). A grande  primeira  instituição que Deus formou,  lá no principio  jardim do Éden, que ajuntou duas pessoas em maneiras especificas  para ser uma unidade  denominada  de família. O ambienteque é formado pelo amor  que compartilha entre todos da família    forma um lar .

 O lar tem MUITA importância  na vida humana  , hábitos, caráter,morais, crenças do ser humano, seja no contexto mundial, nacional,municipal ou familiar.como  esta  o lar  esta o mundo 
Deus é  pai  tem uma relaçao d e familia a nos oferecer

I. A MULHER DO LAR
. um gosto especial de  DEUS   a mulher no lar  Gên. 2:18-24;Ecl. 4:9-12 1. “Ajudadora” O Hebraico auxiliadora , ajudar  ou socorrer ; tambem  quer  dizer cercar, rodear, envolver; proteger, defender;ajudar. Esta ocorrência em Gênesis 2:18 da palavra “ajudadora”é a primeira vez que ela está usada na Bíblia e é traduzida ajuda também em muitos versículos na Bíblia. “Ajudar” é o princípio básico para a mulher existir.
É a primeira causa de ser criada. O homem é o primeiro formado,a cabeça, o líder e o exemplo do lar. A mulher foi criada  para ajudá-lo a preencher todas estas posições e ajudá-lo  nestas tarefas. É para ela fazer esta “ajuda” sem usurpar as posições dele e com respeito à posição que Deus o deu no lar.

2. “idônea”, em conexão com a palavra ‘ajudadora’é usada só estas duas vezes no Hebraico (v. 18, 20). A palavra é usada para complementar e enfatizar o tipo de ajuda que Deus DESEJA  que a mulher seja para o homem. A palavra significa a mesma de “ajudadora”. O dicionário Aurélio define a palavra ‘idônea’ ; conveniente, adequado. Que tem condições  para desempenhar certos cargos ou realizar certas obras.(DicionárioAurélio Eletrônico).
A mulher física,emocional, espiritual e mentalmente tem inteiramente todas os ingredientes queela precisa para ser esse auxílio adequado para o homem. O homem não precisa de uma esposa sem opinião, pois eletem animais de estimação para isso. Ele precisa de conselhossábios a considerar em decisões. ·

  VALOR  FUNDAMENTAL   DA  MULHER o homem precisa  de  unir-se a  alguem pensante . Ele precisa de uma pessoa sensível com as suas próprias necessidades para respeitar e com a qual ele possa  crescer . ·   o macho  homem nao precisa  de  um cerebre ele tem um , pois Deus é a cabeça de todo o homem (I Cor 11:3). Ele precisa de alguém com intenções  agradaveis ,amáveis e construtivas que o encoraje e estimule a  fazer o quedeus lhe confiou . O mundo animal que Deus criou nos mostra o equilíbrio necessário para ter uma parte do par no lar capacitado diferentemente um do outro.

Os machos, geralmente, têm a coloração mais brilhante que a das fêmeas. Isso não é porque os machos são mais importantes mas porque são as fêmeas que ficam nos ninhos,covas e os refúgios para cuidarem dos filhotes.
Elas são uma ajuda para o lar sendo de uma coloração que assiste na camuflagem do ninho. São elas que treinam os filhotes a caçarem,se protegerem, etc. Muitos dos machos são coloridos para atrairatenção fora do ninho nas horas de perigo.
 São eles que trazem alimentação para o ninho. É claro que todasas espécies não funcionam igual, mas podemos observar todase aprender lições importantes para o nosso própriolar e o lugar que a mulher tem para ajudar no lar

3. A primeira responsabilidade da mulher é “para ele”. Ela foi criada“para ele” e é ‘para ele” que ela deve viver.
As responsabilidades da mulher do lar para com o homem do lar sujeitar-se a ele ( nao  ser escrava  empregada não )- MAS COM  CARINHO  VONTADE PRÓPRIA SERVIR efesios 5:22,24; Colossences 3:18; abra  sua biblia  vale apena conferir  Tito 2:5; I Pedro3:1,5 o reverenciar - Efésios 5:33 o amar - Tito 2:4 Sem dúvida, todas as mulheres devem ter seus próprios ideais sobre o que é ser um esposa e mãe perfeita. Todavia,estes ideais devem ser temperados com que o seu marido pensa do assunto.sugestao tem uma  biblia  eletronica  abra-a  e vai conferindo  porque devemos conferir s e esta na biblia o que falamos   e ouvimos .   www.bibliaonline.com.br

Ela tem a posição de esposa e mãe não para cumprir só o que ela entenda do assunto mas também para cumpriro que ele pense que uma mulher e mãe devam ser.

B.  comando   dominio  da mulher no lar   Provérbios 31:27. “Está atenta ao andamento da casa” I Timóteo 5:14, “governem a casa” Tito2:5, “boas donas de casa” O Domínio da Mulher:A Sua Casa Por causa do homem do lar ser levado para fora do lar no cumprir das suas responsabilidades de sustentar e proteger o lar, mulher segunda autoridade do lar  tem a tarefa de cuidar da maior parte do lar. E não é só a necessidade e bom senso que determina isso. A própria Bíblia determina que o lar é de domínio da mulher.

A mãe que empenha-se no cuidado de todos no seu lar cuida de algo em importância além de qualquer posiçãoque a sociedade pode dar a ela. Ela cuida da residência de almas imortaiscriadas por DEUS  E PARA DEUS .  ACASO EXISTE OUTRA OCUPAÇAO que tenha as tarefas tão desprezíveis junto com as responsabilidades e oportunidades tão elevadas????

a mulher do lar necessita  aplicar atençao redobrada a s diversas tarefas  no lar  nao é para qualquer ser  estas  tarefas   homem  nao faria isso se   fosse para  isso DEUS OS COMISSIONAVA A  TAL

SABIA MULHER
exemplar e virtuosa: Provérbios 9 v. 1 edificou a sua casa (14:1) lavrou as suas sete colunas v. 2 abateu seus animais misturou o seu vinho preparou a sua mesa v. 3 ordenou às suas criadas nota que o tempo dos verbos é passado. Provérbios 31 v. 1-9 ensina o filho a profecia moral, conduta e sabedoria v. 13 busca lã e linho trabalha com suas mãos v. 14 traz de longe o seu pão v. 15 dar de comer aos da casa distribui a tarefa das servas v. 16 examina e adquire propriedade planta uma vinha v. 17 cinge os seus lombos de força fortalece os seus braços v. 18 Vê que é boa a sua mercadoria sua lâmpadanão se apaga de noite v. 19 opera o fuso e a roca (isso é maquina de costurar) v. 20 estende as suas mãos ao necessitado v. 21 cuida da vestimenta dos do lar v. 22 faz panos de linho fino e vende-os entrega cintos aos mercadores v. 27 está atenta ao andamento da casa nota que o tempo dosverbos é presente ou contínuo I Timóteo 5 v. 10 criou os filhos se exercitou hospitalidade lavou os pésaos santos socorreu os aflitos praticou toda a boa obra nota que o tempodestes verbos é no passado v. 14 gerem filhos governem a casanota que a forma dos verbos éno subjuntivo presente, uma forma presente e contínuo Tito 2 v.5 donas de casas Grego: trabalhadoras em casa Quando a mulher do lar que quer cumprir tudo pela qual ela foi criadae esforça-se ser ativa em todas as áreas que a Bíbliamostra às mulheres sábias e virtuosas ativas, ela vai verque estas atividades deixam ela abençoada internamente com satisfaçãoplena e abençoada espiritualmente por Deus. É assim porqueela, no esforço de desempenhar se nestas atividades, louva o SeuCriador e O obedece através da observação de todosos Seus caminhos concernentes a ela. Se a mulher se compromete a trabalhar fora de casa, qualquer númerode horas, o cumprimento da sua primeira responsabilidade, o marido e olar, tem que por necessidade ser prejudicado. Qualquer hora fora do larcom o propósito de servir outro é tempo que ela nãoé “dona” da sua casa nem “está atenta ao andamento da casa”.Muitas vezes a própria mulher, pelos interesses divididos “derrubacom as próprias mãos” o seu lar (Provérbios 14:1). As limitações físicas dela e as limitaçõesdo horário diário forçam uma escolha difícil- ou o lar, ou o trabalho fora (Tiago 1:8). Não deixe de ser enganadacom essa conversa que se não pode dar tempo quantitativo aos filhos,pode dar tempo qualitativo a eles. Se a mulher gasta tempo quantitativofora do lar, o tempo qualitativo não existe mais.

UM SER  HUMANO LIMITADO A MULHER
NAO prática normal ou natural. A mulher “louca” da Bíblia é aquela que não fica“atenta ao andamento da casa” mas anda ociosa “de casa em casa” (I Tim5:13). TRABALHA ALEM DOS LIMITES .interessante voce  conferir na   biblia  as  anotaçoes citadas   sugiro esta  biblia  clique aqui ;
 www.bibliaonline.com.br

Isto é uma amostra da mulher que não quer ficar em casa e cuidar do que é da sua competência. ( nada impede  a mulher de trabalhar  fora jamais ) mulher do lar e a submissão Efés. 5:22, 24; Col 3:18;Tito 2:5; I Ped 3:1, 5 1. O Que É? a. Definida: A palavra grega da qual é traduzida submissão na  nossa lingua   é uma palavra que significa subordinação ou, obedecer com prazer ,vontade .

 A palavra subordinação no Português significa um estado de dependência ou obediência em relação a uma hierarquia (de posição ou de valores);
 submissão. (Dicionário Aurélio Eletrônico).
A palavra obedecer no Português significa sujeitar-se à vontade de ; estar sob a autoridade de ; estar sujeito; não resistir , ceder ;estar ou ficar sujeito a uma força ou influência ; submeter-se ao mais forte; render-se (Dicionário Aurélio Eletrônico). Submissão é um verbete que significa o ato ou efeito desubmeter (-se) (a uma autoridade, a uma lei, a uma força); obediência,sujeição, subordinação e uma disposição para aceitar um estado de dependência. (Dicionário AurélioEletrônico).

Quando uma mulher toma voluntariamente a opção de ser  submissa por causa da Palavra de Deus e assim sujeitar-se a um estado desubordinação ao seu marido, ela torna a ser uma pessoa dependente.  É esta atitude de dependência que é difícilpara a mulher aceitar. É nesta colocação que ela necessita que o marido seja tudo o que ele deva ser.

Ela voluntariamente   de  bom gosto  se coloca numa posição vulnerável,  numa situaçao de dependência de um outro que pode ou não pode ser o que ela precisa.
Se o homem do lar for menos do que ele deve, ela sentirádesamparada, exposta aos perigos e muito insegura. Desde que submissão tem o aspecto de dependência, a sociedadetem interpretado isso em um ponto de fraqueza e desigualdade na parte damulher. Há partidos políticos e movimentos na sociedade quevisam remover essa dependência. Leis são promovidas para posicionara mulher ao lado do homem como igual. É claro que esta atitude desafiao propósito de Deus.

 Ela foi criada para ajudar o homem e não competir com ele.
Isso não quer dizer que a mulher é menos  capacitada que o homem, mas só que a capacidade dela deve ser direcionada  diferentemente que o homem. A capacidade total dela é para ajudar o homem, e a Bíblia mostra quais são as áreas que ela deve empregar a sua ajuda indispensável (veja a tabela anterio rsobre O Domínio da Mulher - O Seu Lar). b. Usada: Como uma palavra é usada na Bíblia nos mostra melhor osignificado.

 responsabilidade da mulher de estarem submissão ao marido :dicionario diz assim

Significado de Submissão

s.f. Ato ou efeito de submeter.
Obediência voluntária; sujeição: submissão perfeita.
Humildade, humilhação, passividade, subserviência: falou com toda a submissão que o caracteriza.Sinônimos de SubmissãoSinônimo de submissão: dependência, obediência, subordinação e sujeição

 Efés. 5:22, 24; Col.3:18; Tito 2:5 e I Ped. 3:1,5. submissão é  servir  a alguem com amor dedicaçao desejo gosto prazer se doar  a alguem entendida : · Crianças aos pais: Luc. 2:51, Cristo, “era-lhes sujeito.”; Efés. 6:1, “filhos,sede obedientes a ... pais” · Jovens aos anciãos: I Ped.5:5, “vós jovens, sede sujeitos aos anciãos” · Servosaos Chefes: I Ped. 2:18; Tito 2:9, “Exorta os servos a que se sujeitema seus senhores” · Cidadãos aos principados: Tito 3:1, “Admoesta-osa que se sujeitem aos principados e potestades” · Cidadãosàs leis humanas: I Ped. 2:18, “Sujeitai-vos, pois a toda a ordenaçãohumana” Crentes a Deus: Tiago 4:7, “Sujeitai-vos, pois, a Deus” Todos uns aos outros: Efés. 5:21; I Ped. 5:5, “e sede todossujeitos uns aos outros” A criação ao homem: Heb. 2:8, “Todas as coisas lhe sujeitastedebaixo dos pés.” A igreja a Cristo: Efés. 5:24, “como a igreja está sujeitaa Cristo” A mulher na igreja: I Cor 14:34; I Tim 2:11, “A mulher aprenda em silêncio,com toda a sujeição.” Todas as coisas a Cristo: I Cor 15:27,28, “Porque todas as coisas sujeitoudebaixo de seus pés” Cristo a Deus Pai: I Cor 15:28, “o mesmo Filho se sujeitaráàquele que todas as coisas lhe sujeitou” Quando a mulher pensa certa sobre a submissão, ela entende quenão é só ela que tem que ser submissa. Ela ésó uma parte entre muitas que prestam esta honrosa posição.

A submissão é exercitada desde o céu onde Cristo submete-se a Deus
, à terra onde tudo opera conforme “o propósito dAqueleque faz todas as coisas, segundo o conselho da Sua vontade” (Efés.1:11).
2. O Que Serve? Submissão é importante pois funciona como: o fermento que faz crescer a massa o tempero que saboreia a comida toda o prego que fixa a construção o óleo que lubrifica e preserva a máquina o talento que harmoniza a peça musical a cola que adere a peça junta a outra O ingrediente que facilita a posição do homem e da mulherdo lar funcionar satisfatoriamente é a submissão.
A atitude e a prática de submissão no lar é o queafasta qualquer competição não saudável entreas posições. A submissão coloca no lugar de competitividade uma ambiente de amor e bem estar.

  Dever da mulher adicionar este  componente 
 a o seu lar   a  sujeiçao = obediencia =

obediênciaSignificado de Obediências.f.  Ação de quem obedece, de quem é submisso, dócil.
Disposição para obedecer.
Ato pelo qual alguém se conforma com ordens recebidas.. A natureza pecaminosa do homem leva à impossibilidade de sujeitar-seà lei de Deus (Rom 8:7) e por isso o homem procura estabelecer “asua própria justiça” e não sujeita-se “à justiçade Deus.” (Rom 10:3). Quando vemos que a mulher tem sido influenciada pelopecado, podemos entender que a posição de ser ajudadora eassim em submissão ao homem
tem sido influenciada também.A introdução de pecado no mundo tem pervertido a ordem queDeus primeiramente estabeleceu no mundo. É nesta área desubmissão que a natureza pecaminosa na mulher tem transformado em“um espinho” na vida dela.


 A submissão, no princípio, era para ser uma característica de honra e utilidade. Submissão é o que é tão necessária para a mulher cumprira razão principal de existir (Gên. 2;18, “uma ajudadora idônea para ele”). A natureza pecaminosa promove orgulho excessivo ao ponto deestimar-se melhor que o outro. No lar, o orgulho excessivo é vistoquando a mulher do lar não submete-se à autoridade do homemdo lar sobre ela. Este orgulho leva-a ativamente a procurar uma posiçãoigual ou até superior do marido. Para ser submissa, tem queesforçar-se contra a própria natureza pecaminosa A Deus, submissão significa dar obediência modesta àautoridade ou poder estabelecido. Ele estabeleceu a posiçãoda mulher para a proteger e para criar harmonia no lar.

 O exemplo de submissão para todos no lar é o próprio Cristo quando “esvaziou-sea si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente atéà morte, e morte de cruz” (Fil. 2:7,8). Uma mulher do lar que é submissa ao seu próprio maridoé uma mulher submissa a Deus pois ela está sujeita àordem de Deus. Isto é sabedoria pois ela, no cuidado de ser obediente,é temente a Deus.

Submissão é um ingrediente duma“mulher graciosa” e esta mulher para o lar é uma que “guarda honra”,uma mulher comprometida para o bem do lar (Prov. 11:16). Submissão no lar tem um efeito tranquilizador no lar. Alémdum homem do lar que cumpre a suas responsabilidades, é necessárioque ele tenha ao seu lado uma mulher do lar submissa. É isso queestabelece o lar. A falta de submissão perturbará o lar.Quem perturba a sua casa “herdará o vento” ou traz para o lar nenhumproveito (Prov. 11:29).
 Não importando a capacidade damulher do lar em outras áreas da sociedade, se ela não anda com discrição no seu próprio lar, ela não tema “formosura” que vem por cumprir a sua primeira função comomulher do lar (Prov. 11:22) A “formosura” da mulher é vista no quantoela realiza o propósito dela ser criada. Submissão: A Portado Caminho das Bênçãos A força que a submissão no lar tem é vista em que  a submissão faz parte duma testemunha que opera para “a fim de quea palavra de Deus não seja blasfemada” (Tito 2:5). Se a submissão esta  neste  tipo de testemunha, a grande importância dela é notória  reparada por todos .

A submissão da mulher para os seus deveres do lar pode operaraté para a salvação de um marido descrente (I Cor7:16). A atitude que ela exemplifica na submissão ao marido funcionacomo uma pregação constante a ele. A sua açãopara com ele força ele considerar a “vossa vida casta, em temor”(I Ped 3:1,2) uma vida que ele deve ter para com Deus. Um comportamento submisso pela esposa aos seus deveres é uma lembrança vivae constante ao marido da palavra pregada de arrependimento dos pecadose obediência a Deus pela fé em Cristo.

com sabedoria e paciencia   ganhar o seu marido para Cristo sem falar uma palavra, pelo testemunho d e vida ela  é vista por ele  d eperto  e d e longe .quem tem sabedoria  divina   tem submissao e paciencia .

A submissão é um traje especial  destaca sobre  qualquer vestes exterioriores ,pois submissão vem do interior, de “um espírito manso e quieto”.Se esta qualidade é preciosa diante de Deus, quanto mais ela deve ser estimada entre as mulheres que velem para o bem estar dos seus amado se para o serviço de Deus (I Ped 3:3-6). mulher do lar e a virtude Rute 3:11; Provérbios 12:4; 31:10,29 1. , virtuosa = uma força,  esforçada ,valorosa , eficaz

Essa mesma palavra tem sido traduzida: · capazes (Êx. 18:25) que têm uma  idéia de  eficiencia , aptidão e honra séria.· força (II Sam 22:33; Sal 18:32,39; Provérbios 31:3)que significa energia moral ou física, influência, intensidadede valor · forte (Ecl. 12:3) que significa ter força, vigor,ser robusto seguro e ativo · valoroso (Juízes 11:1) que édefinida como tendo valor, coragem e sendo enérgico, ativo e forte· valentes (II Sam 13:28) que mostra valor ou valentia, audácia,coragem, rijo e resistência na nova a liança  “virtude” não é usada em referencia à mulher mas em referência a todos nós naqualidade de excelência ou masculinidade, virilidade ou valor, brioe coragem como também de ter nobreza e dignidade. (Novo Michaelis,Inglês - Português sobre a palavra em inglês “manliness”);Fil. 4:8; II Ped 1:3, 5. 2.

 Usada em relação à mulher Quando a Bíblia diz em Rute 3:11 “pois toda a cidade do meu povosabe que és mulher virtuosa” significa que Rute era moralmente forte,que tinha uma influência de valor e resistência e tinha mostradacompetência e honra séria. Essa virtude na parte da Rute eramostrada em que ela tinha a fortaleza de espírito de deixar o seupaís e operava com humildade em se sacrificar no cuidado da suasogra na sua aflição. Ela há tempo já havia sido constante no trabalho árduo no campo para suprir as necessidades  que elas tinham em casa e a sua dedicação à Noemi em obedecer as suas orientações mostrava honra e dignidade.A sua pobreza não cobria a sua competência mas contrariamente,a sua competência apagava qualquer desdém que a sua pobreza provocava.

Virtude algo além do  material dos olhos humanos
3. como usar a virtude . Há milharesde mulheres que aparentemente são as melhores vizinhas, as mais  eficientes na limpeza de casa, gloriosamente sábias no vestir e perfeitamente aptas na conversa. Essas mesmas,   aprenda a  educar os filhos  os filhos a temer a Deus,e  tu a amar os seus filhos e maridos  e  a  adorar a Deus em espírito e em verdade ( em palavras   que saem da  biblia  elas  são verdade) .
 naod evem ser as  mulheres  cheias dos louvores do mundo mas vazias do conhecimentode Deus . . A virtude para a mulher é: A Sua Honra - Rute 3:11, “toda a cidade do meu povo sabe que ésmulher virtuosa.” O Seu Louvor - Prov. 12:4; “a coroa do seu marido” Prov. 31:28, 29,“seus filhos chamam-na bem-aventurada; seu marido ...a louva” “mas tu és,de todas, a mais excelente!” A Sua Distinção(Caráter) - Prov. 31:10, “quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” (Ecl. 7:28) O Seu Adorno - I Ped 3:1-6, “o homem encoberto no coração,no incorruptível traje de um espírito manso e quieto” .Mulher do lar e as suas mãos Provérbios 31:13, Mulher virtuosa ... “trabalha de boa vontade com suas mãos”
MÃO  TEM VARIOS  SIGNIFICADOS NA BIBLIA.
  animo - Neemias 6:9 obras em obediência - Sal 24:4 nosso labor - Sal 90:17 atividade boa - Deut. 24:19 atividade má - Prov. 6:17 preguiça - Prov. 6:10; 21:25 atitude - Prov. 31:13 Para ter um estudo mais completo e ver mais claramente a importânciada atividade que a mulher tem com as mãos convém estudarProvérbios 31:10-31 e ver quais atividades mencionadas se fazemcom as mãos. Tudo o que temos estudado até agora sobre a mulher do lar (Opropósito de Deus para a mulher, o seu domínio, a submissãoe a virtude da mulher do lar) é visto melhor pela atividade queas mãos da mulher estão ocupadas. Pelas mãos ativas da mulher do lar ela: serve a família - Gên. 24:13,14 (Rebeca, água paraos animais e lar; Êx. 2;16); 29:9(Raquel, pastora) é boa dona de casa - I Tim 5:14 (“governem a casa”); Tito 2:5(“boas donas de casa”) - atividades de cuidar do lar e de todos nele. serve ao Senhor na obra - Rom 16:1-4,6,12 (v.1, “serve na igreja” -limpeza, preparação para os cultos, ajuda aos que servemna obra: roupa, comida, etc.; v.2, “hospedado a muitos” - cozinhar, lavarroupa, limpeza de casa; v.6, “trabalhou por nós” - talvez com arenda supriram as necessidades dos outros na obra, cozinhar, cuidar, etc.;v.12, “trabalhou no Senhor” - limpeza, cozinhar, preparaçãode roupas ou lugar dos cultos, oração, ministrarãoàs mulheres e crianças, etc.) ungiu o corpo de Cristo para a sepultura - Marcos 14:7-9 · mostraa virtude - I Tim 5:25; Rute 2:2,3,23; 3:11 (Rute); Atos 9:39 (Dorcas);I Tim 5:10 (as viúvas) · mostra a sabedoria - Êx. 35:25· ama o marido e filhos - Tito 2:4 (cuidar, cozinhar, medicar, lavar,servir) deixam testemunho contínua - Atos 9:39 (Dorcas); Apoc 14:13 evita a maldição de não ser ativa nas suas responsabilidades- Prov. 6:10; 14:1; Isa. 3:16-24; II Tess. 3:10-12 Mulher do lar, quais são as atividades das suas mãos?Mostram virtude ou a falta dela? Estão servindo o Senhor ou as obrasmortas da carne? Estão deixando uma testemunha viva e piedosa ou nada para instruir as que a seguem?
 VEJA AMADA MULHER   QUANTO VALOR  COMPROMISSO  ALEM DE ARRUMAR  COZINHA  LAVAR ROUPAS    FAZER  ALMOÇO  TENS   MISSAO DENTRO DO LAR  NA VIDA PESSOAL  CHAMADO DE DEUS SER    DONA D E CASA  MULHER    VALOROSO EM TUDO   .

A mulher e a sua boca
  Prov. 4:24; 31:26; II Pedro 1:5-8 Pronto para ouvir, tardio  para falar - Tiago 1:19 A boca, como as mãos, mostram o que está no interior deuma pessoa. O que se pensa, logo está expressada por palavras eações (Mat. 12:34). Por isso, vale a pena estudar o assuntoda boca em geral e ver como a mulher do lar se enquadra neste assunto. 1. O Perigo A Bíblia usa palavras fortes para descrever o perigo da línguana boca de qualquer um. Tiago diz que a língua “é um fogo;como mundo de iniquidade”, “inflama o curso da natureza e é inflamadapelo inferno” e “é um mal que não se pode refrear; estácheia de peçonha mortal.” (Tiago 3:2-12).

Já vendo o quea língua é, somos instruídos de usá-la cuidadosamente e infreqüente. Quando Tiago diz que a língua inflama o curso da natureza ele quer dizer que pela língua a natureza pecaminosado homem pode ser incentivada ou provocada. Há poder na língua,tanto para o mal quanto o bem (Prov. 15:1). Uma mulher que reverte a usodo poder da língua para manipular astuciosamente os ao redor delaserá alvo de outros usando a mesma tática para com ela; elacomerá do seu fruto (Prov. 18:21). Esta mulher é definidana Bíblia como alvoroçadora, louca e marca das que sabemnada (Prov. 9:13) e as de má fama (Prov. 7:11). Alvoroçadorasignifica fazer um som barulhento; estar em grande comoçãoou perturbação; tumulto (Strong’s Heb. - #1993). Uma línguanão usada para a glória de Deus torna logo numa línguamentirosa ou testemunha falsa e que semeia contendas entre irmãos,coisas que são abominação ao Senhor (Prov. 6:16-19). 2 A Testemunha A língua mostra se somos íntegros ou não.

 A língua,, é uma verdadeira testemunha pública de nossas vidas .
e de nossa religião (Tiago 1:26). Uma das marcas de falsos profetas é a sua fala (II Ped 2:18). A verdade é que“pelo fruto se conhece a árvore” se for palavra ociosa para suacondenação ou se for palavra sã para sua justificação(Mat. 12:33-37).   voce fala o que aos outros ? Palavras que “destilam favos de mel” e “mais suaves do que o azeite” são palavras que são covas profundas. Estas saem dos lábios da mulher estranha (Prov.5:3; 22:14). a língua do justo fala do juízo (Sal. 37:30). Palavras de sabedoria e da beneficência estão na língua da mulher virtuosa (Prov. 31:26);



A Bíblia mostra como remediar este problema.
Pare - “leva a mão à boca” (Prov. 30:32; Prov. 17:28,veja o exemplo de Jó 40:3-5). Não há nada pior quedesajeita a insensatez do que expressar palavras loucas continuamente depoisque já ficou clara a loucura de ter falado mal. Se não parouantes que falou, pelo menos pare de espalhar destruição assimque se perceber que tenha falado com a falta de discrição.Se não estanca a profusão de palavras sem sabedoria, écerta que a boca continuará derramando a estultícia (Prov.15:2). Palavras sem sabedora resultarão em contendas e ira. Vejao exemplo de Jezebel que continuou a estultícia, dando expressãodo seu coração imundo em I Reis capítulos 16-21. Confesse - “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel ejusto para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”I João 1:9.

Depois de reconhecer o erro é necessário  falar a Deus do assunto confessando o pecado de não ter usado oslábios para a glória de Deus. Conserta - “importuna o teu companheiro” (Prov. 6:1-5). Reconheçao teu erro com o qual falou o erro. Faça o possível de pôrem boa ordem o relacionamento outra vez. Prevenir é melhor que remediar,mas não sempre prevenimos. Temos que fazer força para restaurara convivência dos ao redor de nós quando temos danificadoa ligação de amizade. Como consertar os problemas na igrejapode corrigir também o erro de falar mal (faça toda tentativade emenda “entre ti e ele só” antes de levar adiante, Mat. 18:15-20).Veja a exortação de Tiago 5:16.

Não seja levado pelopensamento que raciona que se já parou a estultícia e confessou-oa Deus não há necessidade de consertá-lo com o meu“companheiro”. Se alguém amassou o seu carro sem querer, parou dedanificá-lo, confessou o erro a Deus mas não te pagou peloconserto, o erro ainda seria em aberto. Quando trata de um pecado que machucouum outro é necessário consertar junto com o nosso semelhanteo que confessamos diante de Deus. Há conserto quando entramos na destruição de palavrastorpes, iradas, contenciosas ou menos que suaves e puras. “Fiel éDeus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antescom a tentação dará também o escape, para quea possais suportar.” (I Cor 10:13).

Mas, se não aproveitamos dagraça de Deus nem o escape que Deus nos dá, precisamos voltaratrás e reparar o mal que fizemos. Graças a Deus que hámaneira de consertar o erro!

5. Bíblia diz  que nao é silenciosa acerca de bons conselhos.   Ela nos orienta acerca da boca também tanto quanto as outras áreas das nossas vidas. Se faltamos sabedoria somos aconselhados de pedir “aDeus, que a todos dá liberalmente” ( Tiago 1:5; Sal 81:10). Só tendo a sabedoria “que do alto vem” podemos ter a profusão de palavraspacíficas, moderadas, tratáveis, cheias de misericórdiae de bons frutos; palavras “sem parcialidade e sem hipocrisia” (Tiago 3:17).

o que devemos falar  pensar
 “verdadeiro,honesto, justo, puro, amável, de boa fama e com virtude” entãopensai nestas coisas (Fil. 4:8,9). Se tem um coração e menteem paz, as palavras serão com paz também. Um conselho que sempre convém é achado em Tiago 1;19-20que diz, “todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Porque a ira do homem não opera a justiça deDeus.” Sempre é propício uma pausa antes de falar algo quepode ser mal interpretado. A nossa fala seria mais agradável sefosse salpicada com o sal da graça de Deus. Tendo uma pausa antesde falar nos dão tempo a orar para que a nossa “palavra seja sempreagradável, temperada com sal, para que saibais como vos convémresponder a cada um.” (Col 4:6). O  sal tempera  da gosto aoas alimentos assim na vida  e conserva iso é sabedoria .
  esta mensagem uma idéia  transformada  por   evangelista pastor marcos alavarce  
contato   oraçao em seu favor  nome  registro  de  oraçao  conselhos  ligue 14 32392007 ou    msn  ; luz.aba@hotmail.com     sou d e bauru sao paulo     quero te ajudar   minha alegria  ver seu  sucesso  pois de graça recebi de Deus   d e graça  tambem dou !!  LOUVADO SEJA   DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário